Mas o que é coworking mesmo?
Como gestora, ou cacique da Óca, como muitos me conhecem, já ouvi a palavra “coworking” sendo falada de tudo quanto é jeito.
Cauorking, covorking, “co o quê mesmo? Pode soletrar?”.
A pronúncia desse termo da língua inglesa pode ser bem difícil, e o fato de não ter uma tradução literal para o nosso português dificulta ainda mais o entendimento do termo.
Este texto veio para tirar todas as tuas dúvidas!
Para que a gente possa compreender direitinho, vamos primeiro desmembrar o termo:
O prefixo “co” traz o sentido de companhia, de compartilhamento. Enquanto o “working”, traduzido para o português, significa “trabalho”.
Ou seja, podemos dizer que coworking significa TRABALHO COMPARTILHADO.
Mas o que significa trabalho compartilhado?
Antes de falar sobre o trabalho compartilhado precisamos falar sobre COLABORAÇÃO.
Colaboração é uma troca, que não necessariamente precisa trabalhar com valores iguais, nem mesmo com o mesmo fragmento de tempo. Posso investir meu tempo em alguém hoje, para receber algo de outro alguém daqui dois meses, por exemplo. Em 2018, uma pesquisa apontou que 82% dos trabalhadores acreditam que precisam da parceria com outras pessoas no seu dia a dia para realizar um trabalho. Porque afinal, trabalhamos para pessoas, nada melhor do que trabalhar com pessoas.
O coworking surgiu também baseado nessa ideia. Em vez de ter um escritório próprio, com uma infraestrutura inteira que acaba por ser subutilizada e te isola do contato com outras pessoas, você pode usar um espaço (nem sempre físico) bem localizado que pode abrigar diversas empresas e profissionais independentes, oferecendo uma infraestrura completa para que o trabalho seja desenvolvido de forma produtiva, possibilitando o contato com diversos profissionais e, consequentemente, com menos burocracia e baixos custos.
Dentre os principais serviços oferecidos, estão:
- Estações de trabalho em ambiente compartilhado
- Salas de reuniões
- Salas privativas
- Ambiente de eventos
- Escritório virtual (endereço comercial e fiscal)
Todos acompanhados de espaços comuns, como:
- Cozinha
- Recepção
- Espaço de lazer
- Banheiros
Além de tudo isso, um ambiente assim possibilita que você se torne parte de uma comunidade, composta por empreendedores que passaram, passam ou passarão pelas mesmas experiências que você. Um baita gatilho para criar uma conexão sólida, não achas?
Por isso, para mim, o correto é falar que coworking é muito mais sobre pessoas do que sobre espaços.
É um movimento cultural. A reunião de pessoas que possuem um propósito comum: crescer de forma rápida, segura e colaborativa.
Está afim de fazer parte da tribo da Óca?
Entre em contato
Rua São Joaquim, 1085. Centro – São Leopoldo/RS
51 3589.1837 (WhatsApp)
https://www.ocacoworking.com.br
Siga no Insta: https://instagram.com/ocacoworking
Siga no Face: https://facebook.com/ocacoworking
Siga no Linkedin: https://linkedin.com/company/ocacoworking