Business of Experience: Como o foco na experiência pode transformar o seu negócio

Business of Experience: Como o foco na experiência pode transformar o seu negócio

Vou te contar um segredo: as mudanças no comportamento de consumo que estamos vivendo hoje não são temporárias.

Muitos hábitos adquiridos com a pandemia do Covid-19 permanecerão para sempre nas nossas vidas. E as empresas precisam se adequar a essa nova realidade.

Uma dessas mudanças é o aumento e a fluidez das expectativas em relação à experiência com produtos e serviços. E com isso surge uma nova visão de mercado: o Business of Experience.

O Business of Experience (ou BX) é uma abordagem holística que busca solucionar necessidades humanas em torno de um propósito.

Uma pesquisa realizada pela Accenture Interactive Latam, uma das consultorias líderes do mundo, apontou que as organizações que adotaram e se reorganizaram em torno de práticas voltadas ao BX aumentam sua rentabilidade em pelo menos seis vezes em comparação aos seus pares setoriais.

Esse estudo também mostra três tendências que deram origem ao Business Experience:

Demandas dos clientes:

As expectativas dos clientes não estão mais limitadas às mesmas categorias de produtos ou serviços, mas flui entre de marcas em diferentes setores e indústrias. Por exemplo, clientes já comparam a experiência que recebem de uma telefônica com a de uma companhia aérea, ou com uma empresa de tecnologia.

Mar de mesmice:

Práticas de Customer Experience (CX), como a forma que roupas são apresentadas em uma loja virtual, ou um checkout online ultrarápido com pouquíssimos cliques já não chamam mais atenção dos clientes e se tornaram experiências esperadas em toda compra online. As expectativas aumentaram, o que significa que, mesmo que claras e intuitivas, tais ferramentas já não garantem diferenciação.

Em busca de um propósito:

As marcas precisam defender algo muito maior que seu serviço ou produto. O propósito é tão importante quanto a experiência.

A maioria dos consumidores das gerações Y e Z já mudaram de fornecedor, por terem se decepcionado com alguma ação ou palavra dele.

A pesquisa da Accenture mostra também que quase metade das gerações Y e Z dizem que preferem “marcas que as façam sentir parte de algo maior e que conectem pessoas em torno de causas e crenças comuns”.

Ideias para atender às novas expectativas:

●      Torne-se obcecado pelas necessidades dos teus clientes. E use isso como uma bússola para o seu planejamento.

●      Procure diariamente novas formas de promover experiências (positivas) com seu produto ou serviço.

●      Expanda essa busca por uma melhor experiência em todas as áreas da tua empresa.

●      Sincronize teus talentos com as agendas tecnológicas e de dados

Quer um exemplo de empresa que se baseia em BX?

A Netflix inovou, não só por se tornar o primeiro serviço de streaming de filmes, mas por usar dados e tecnologia suprir necessidades inconscientes e desejos dos usuários oferecendo sugestões bem próximas daquilo que gostamos de assistir.

Aqui na Óca Coworking, a experiência da nossa tribo é o mais importante. Buscamos entregar o serviço ideal que a tribo precisa, além de promover uma série de intangíveis que só quem vive a experiência consegue entender.

 

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Fonte: O renascimento da experiência para impulsionar crescimento. Accenture (https://www.accenture.com/br-pt/insights/interactive/business-of-experience)

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